segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013


Tenho saudades de tomar banho e pôr creme. Sem pressa. Tenho saudades de dormir. Dormir muito e acordar tarde. São muitas horas. São todos os dias: eu e o miúdo. São todas as horas: eu e o miúdo. As saudades passam nas sestas que partilhamos. Nos mimos infinitos. As saudades passam nas novas gracinhas. Nas festinhas que ele me faz na cara. Passam quando ele encosta a cabecinha dele no meu ombro. Para 2013 quero isso: aprender a ser todos os dias mais feliz, mesmo com saudades.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Crónicas de um Natal atribulado!


Este foi o primeiro Natal do Gonçalo!
Quer dizer, o ano passado já cá estava dentro da minha barriga, mas ainda no quentinho!
Desde que montámos árvore de Natal no princípio do mês que ele demonstra especial atenção, não sei se é das cores, das luzes, ou de todo o conjunto, só sei que cada vez que o aproximávamos ele deitava a mão e puxava com toda a força, com ganas de deitar tudo pelo chão!! Cheira-me que para o ano a coitada da árvore, que felizmente é artifical, vem parar ao chão em três tempos! E vão rolar cabeças dos bonecos do presépio! :)
Pois é, o fofinho do Gonçalo lembrou-se de presentear a mãe, triplamente!
Uma otite, uma conjuntivite e uma amigdalite! (Toma lá que para tirares um curso intensivo de doenças de bebé!! ;)) Abençoada Dr.ª G. que me estava atender o telemóvel no dia 24 de dezembro pelas 18h00!!
Tadinho do meu filhote... estava irreconhecível, murchinho, choroso... dava dó. Queria do fundo das minhas entranhas que todo aquele mal passasse para mim... Isto de ver um filho doente não é fácil, principalmente quando é a primeira vez... porque pelo que me dizem logo logo vou estar vacinada, porque eles apanham tudo e mais alguma coisa.
Mas tirando isto, o primeiro Natal do Gonçalo foi em família, com muitos mimos e calorias à mistura! E dos presentes a parte que ele gostou mais foi mesmo agarrar-se aos laços e rasgar o papel!
O Gonçalo nunca se vai lembrar do seu primeiro Natal, mas eu pelo bem e pelo mal não vou esquecer-me nunca...






quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

6 Meses

Como é possível já ter passado meio ano!? COMO?! Onde é que foi parar o meu recém nascido?

Tal como a gravidez isto tem dias em que parece que ainda falta muito. Falta muito para ele andar, falta muito para ele falar, falta muito para ele deixar de querer estar ao colo. Depois tem outros em que parece que passou muito rápido. Ele fica sentado, ele come à mesa, ele dorme como uma pessoa crescida, ele já pesa 8 kg e mede 71 cm, ele já...

Começa a aceitar melhor a sopa e já come carne, mas o que ele gosta mesmo é de uma bela ôdea de pão, papa e fruta! Já come bananas como gente grande! :)
Veste roupa para 9 meses e calça o 17, embora ele goste mesmo é de estar descalço! :)

Tem um ritmo muito próprio mas perfeitamente normal, o único senão é que continua a acorda a meio da noite para comer... Normalmente dorme das nove e meia da noite até às 2h, 3h ou 4h da manhã e depois acorda entre as 7h30 e as 8h oito da manhã. Durante o dia faz uma sesta de manhã - entre as dez e o meio dia - e às vezes duas à tarde - Não costuma dormir mais do que uma hora seguida mas dorme sempre dentro destes horários.

Não gosta de adormecer ao colo (isto é para esfregar na cara dos que dizem que o colo vicia! :) ). Quando fica com sono esfrega os olhos e boceja, e normalmente adormece na cama pacificamente com a chucha e a fraldinha na cara.

Apenas está a mamar duas vezes, de manhã e de madrugada, porque agora à noite já vai começar a comer sopa e refeições de gente crescida! Continua a odiar biberon, e quando o meu leite se fôr de vez vai ter que começar a comer papa com leite de manhã, uma vez que leite pelo biberon parece que estamos a esfolá-lo!! (Já tenho um biberon de cada marca, e mesmo assim ele não gosta de nenhum.... aceitam-se sugestões! :))

Com os seis meses chegaram também novas capacidades linguísticas. Se antes a verbalização se limitava ao choro e aos gritos agora temos uma "conversa" muito mais elaborada cheia de bábábás, dádádás e mámámás. Também faz bbbbbbrrrrrrrrrrrs se bem que eu tente não encorajar muito porque não quero que ele se lembre de o fazer enquanto come :P

Continua a preferir a companhia humana, aos brinquedos e continua a precisar de muita atenção, que o digam a educadioras e as auxiliares...
Tira a chucha da boca mas na maioria das vezes não a consegue voltar a pôr e acaba por ficar a morder na parte de plástico. Tem alturas em que fica a olhar muito sério para a chucha, na mão, e depois pumba a põe na boca com toda a força e consegue acertar mas é mais sorte que outra coisa.

É muito querido mas às vezes tem muito mau feitio e não se importa nada de o demonstrar. Quando quer alguma coisa e não consegue é vê-lo, furioso, aos guinchos e a por-se teso. Um prato de riso (que daqui a uns tempos não terá tanta piada...)
Já se inclina para o meu colo quando está ao colo de outras pessoas e quer vir para a mamã e apesar de ser extremamente simpático, e ir para o colo de toda a gente sem chorar.

Eu sou suspeita mas acho que ele está cada vez mais giro, então aqueles dois dentinhos em baixo dão lhe uma graça...está a ficar um verdadeiro homenzinho e o cabelo continua timidamente a querer crescer.
Amo-o muito. Muitíssimo. Mais que muito. Mais que tudo.Já passaram seis meses... ainda só passaram seis meses e já tanto mudou. Estou ansiosa pelas mudanças que os próximos seis meses trarão e ao mesmo tempo nostálgica pelo facto de já não ter um bebé pequenino, daqueles que cabem num braço...







quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dentinhos


Tinha a criança acabado de fazer 5 meses, quando numa das muitas vezes em que ele se lembra de fazer dos meus dedos chucha e brinquedo de roer,  sinto alguma coisa a arranhar-me!
Fui investigar e voilá, o seu primeiro dentinho :D
É o incisivo central inferior esquerdo (uff!) que é uma maneira pomposa para dizer que é um dos de baixo, à esquerda :P
O melhor de tudo!? É que não notei nada o rompimento deste dente.  Nunca o notei incomodado com dores, não teve febre, não ficou com ranhocas doidas, não salivou mais do que a conta, não ficou com o rabinho assado...
Enfim, se não fosse as ganas que ele tem de pôr tudo o que apanha na boca provavelmente não daria pelo dente até ele estar completamente cá fora.
E sem qualquer aviso, dois dias depois, quando eu me aventurava a "investigar" a boquinha dele em busca de mais surpresas, lá estava ele, o "irmão" do outro, no lado direito!
Está tão giro o meu dentolas!!!
Prometo que vou tentar fazer o registo fotográfico, mas não está a ser fácil!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

1º Dia na Creche


Já lá vão 2 semanas e meia, e eu ainda não me habituei a estar o dia todo longe dele...
Tenho saudades, muitas saudades.... Apesar de estar com ele todos os dias!
Não sei explicar... Apetecia me estar sempre com ele, andar com ele a tiracolo para todo o lado, para não perder pitada do seu dia a dia, do seu crescimento....
Não é fácil, e então nesta fase de mudança constante e diária, deixo lá um Gonçalo de manhã e quando o vou buscar já é outro... Com graçinhas novas, com outras expressões, outros sorrisos...
Tenho muita "inveja" da J., a educadora dele e da S., da S. e da C., as auxiliares, pois elas vão poder acompanhar o crescimento do Gonçalo, muito melhor que eu... :(
Elas nem sabem a sorte que têm, realmente é uma profissão previligiada...
Gostava de ser mosquinha e passar lá o dia a ver como ele se comporta, se chora, se ri, como come, como dorme...
Mãe sofre, sofre e sofre...
O que me alenta é ao fim do dia pensar que ele vai estar à minha espera com um sorriso e sem mágoas de o ter deixado, longe da sua zona de conforto, do seu mundinho, da sua casa, mas afinal a creche também já começa a fazer parte do seu próprio mundo!
O meu bebé é o mais lindo e querido do Universo!!!
E pelo que me contam acho que a adaptação dele até tem sido fácil, apesar dele não gostar muito de estar sozinho, o que é normal, porque me tinha a mim em exclusivo e a 100% para ele durante quase 5 meses.
A adaptação dele tem sido fácil, a minha é que não! E assim, foi o primeiro dia na creche:




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Regresso...

Hoje o dia foi de emoções!
Voltei ao trabalho, passados 7 meses....
Há minha espera tinha caras sorridentes e braços abertos para me receber.
É bom sentir que sentiram a nossa falta, é bom saber que somos importantes para alguém, e melhor ainda é receber o abraço acolhedor e quente das pessoas que não sendo nossos amigos do coração, são as pessoas com quem passamos a maior parte da nossa vida, os nossos colegas, são as pessoas com quem estamos mais tempo, mais até do que com a nossa familia, os nossos maridos, os nossos filhos....
 Muita partilha acontece, boa, má, e acho que o importante é que no fim o saldo seja positivo, e pelo carinho com que me receberam parece me a mim que é!
Hoje ri, chorei, tive saudades, matei saudades....
Hoje também senti uma grande dualidade de sentimentos... se por um lado percebi que a minha vida estava a regressar aos poucos, as minhas rotinas, o meu pequeno almoço naquele sítio especial, as fofocas de sempre, os assuntos de  trabalho, que acreditem ou não, já estava a sentir falta, por outro lado foi como se estivessem a cortar de novo o cordão umbilical do Gonçalo, senti me de novo como naquele dia, em que ele nasceu, impotente porque estava entregar o meu filho ao mundo, mundo do qual eu não vou poder protegê lo sempre... É muito difícil, pensar que ele já não está debaixo da minha asa para o poder defender contra tudo e contra todos. O meu bebé está a crescer, está a tornar-se independente, e eu não vou poder ver tudo isso :( snif snif
Agora percebo, ser mãe é isto mesmo, é sofrer, e amar e querer, querer muito!!!
Respeito agora cada vez mais  todas as mulheres que são mães, minhas amigas, vocês já me tinham dito, mas isto não é mesmo fácil...
Valeu o sorriso inocente, e as festinhas do Gonçalo na minha face para me receber ao fim do dia, e aqueles olhinhos como quem apenas me tinha visto à 5 minutos atrás...
Regressei.
Obrigado aos que me fizeram sentir bem, aos que fizeram do meu dia triste, um dia um pouco mais feliz... (aos das fotos e aos que não estão nas fotos, mas sabem quem são :) )








sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Genial!

Este senhor para além de ser um grande benfiquista é genial!

«Após alguma reflexão sobre o assunto, ocorreu-me que talvez fosse importante que alguém apresentasse Vítor Gaspar a um ser humano. Podia ser um encontro discreto, a dois, só com um terceiro elemento que começasse por fazer as honras: "Vítor, é o ser humano. Ser humano, é o Vítor." E depois ficavam a sós, a conviver um bocadinho.
Perspicaz como é, o ministro haveria de reparar que, entre o ser humano e um algarismo, há duas ou três diferenças. O ser humano comparece com pouca frequência nas folhas de excel, ao contrário do algarismo. E o algarismo não passa fome nem morre, ao contrário do ser humano. É raro encontrarmos uma lápide, no cemitério, com a inscrição: "Aqui jaz o algarismo 7. Faleceu na sequência de um engano numa multiplicação. Paz à sua alma." Mal o ministro tivesse percebido bem a diferença entre o ser humano e os números, poderia voltar às suas folhas de cálculo. Admito que se trata de uma experiência inédita, mas gostaria muito de a ver posta em prática.
Houve um tempo em que quem não soubesse de economia estava excluído da discussão política. Felizmente, esse tempo acabou. Os que percebem de economia são os primeiros a errar todos os cálculos, falhar todas as previsões, agravar os problemas que pretendiam resolver. As propostas de um leigo talvez sejam absurdas, irrealistas e inexequíveis. Não faz mal: as do ministro também são. Estamos todos em pé de igualdade. A realidade não aprecia economistas. Se um chimpanzé fosse ministro das Finanças, talvez a dívida aumentasse, o desemprego subisse e a recessão se agravasse. Ou seja, ninguém notava.
Como toda a gente, também tenho uma sugestão para reduzir a despesa. Proponho que Portugal venda uma auto-estrada para o Porto. Temos três, e não precisamos de todas. Há-de haver um país que esteja interessado numa auto-estrada para o Porto. Não há nenhuma auto-estrada para o Porto no Canadá, por exemplo. Nem na Noruega. (Eu confirmei estes dados.) São países ricos, aos quais uma auto-estrada para o Porto pode dar jeito. Fica a proposta. Não é a mais absurda que já vi.»

Ricardo Araújo Pereira, Visão, 29 Novembro 2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

5 Meses! (com algum atraso! :) )

5 meses de Gonçalinho! Nem acredito! Será que é possível gostar ainda mais dele do que gosto hoje?

Com 5 meses o meu filhote está um espectáculo! Só quer conversa e se não lha dão... gritinhos deliciosos e birra! Ficar sozinho é mentira, ele exige companhia para tudo. Os brinquedos preferidos dele são tudo o que conseguir ver e agarrar! E tem uma queda especial para comandos, deve achar piada aos botoezinhos coloridos!
Come muito bem a papa, e adora chupar bocadinhos de fruta que lhe ponho na boca, banana, pêra, manga, maçã... deve achar doce e ao mesmo tempo deve saber lhe bem nas gengivas, agora sopa.... esse vai ser objecto de outro post, pois parece um filme de terror!

Ainda não dorme a noite toda, e já tem a sua rotina bem estabelecida, adormece por volta das 21h30, acorda para comer pelas 4h30 e depois pelas 8h30. Durante o dia faz duas sestas, normalmente uma de manhã e outra à tarde, normalmente de 30 minutos. Mais do que isso é bónus :)

Veste roupa para nove meses e calça o dezassete :)

Já quase se aguenta sozinho sentado, adora de pé, e tem uma força nas pernas!

No geral é bem disposto e muito simpático. Basta uma conversinha para se desfazer num sorriso rasgado!

Continua lindo e sinto que todos os dias muda as feições, cada dia acorda diferente, fisicamente e também  nivel de desenvolvimento, todos os dias há novidades!

Ser mãe a tempo inteiro é cansativo e estenuante. Mas olhando para isto é fácil ver porque é que compensa a 300%!!!!





terça-feira, 20 de novembro de 2012

1º dente!!

Hoje o Gonçalo teve o seu primeiro dente!
Tão crescido o meu homenzinho!
Como tenho o computador a arranjar e não posso pôr fotos, podem sempre ver o meu tesourinho no Dia Nacional do Pijama, na escolinha!www.bebesdepalmoemeio.blogspot.com


Cadeira de refeição


Estou apaixonada pela nossa Tripp Trapp da Stokke(oferta dos avós D. e E.).
É linda, é compacta e tudo o que uma cadeira de refeição é suposto ser... uma cadeira de refeição.
O que eu mais gosto na cadeira? O facto de não ter tabuleiro :) A cadeira serve para estar à mesa e como tal o bebé fica à mesa (e não isolado no seu próprio espaço de refeição).
 
Verdade seja dita que a cadeira é linda e super versátil. Mais importante que tudo é uma cadeira, só. Sem bonecadas nem ursinhos nem coisas inuteis a atrapalhar a hora da refeição.
Cadeiras de alimentação que também servem para dormir ou para brincar, por exemplo, para mim são só parvas. É suposto servirem um propósito que é a criança estar à mesa e aprender a comer, coisa que é se torna mais difícil se enchermos o baby de estímulos.

Assim, sendo um investimento bruto (é carota) temos que pensar que devido às suas características - ser completamente ajustável e por isso durar uma vida inteira, é um investimento para muito tempo...
 






domingo, 11 de novembro de 2012

Primeira papa!

A avaliar pelo equipamento e pela fotografia, ninguém diria que no fim da refeição, acho que só não havia papa nos meus pés, porque era papa na cara, papa na roupa, papa no cabelo, papa no chão, papa no nariz, e espero que alguma papa no estomago!! :) Pelo menos ele no fim não se quixou com fome!
Ora então, 150 ml de papa bledina, maçã ou pêra, com a respectiva água de cozer a fruta, e a fruta esmagada lá dentro!
Foi o pai que deu porque estávamos com medo que se fosse eu, podia cheirar lhe a leite e ele não queria comer.
Resultado: fiquei francamente surpreendida pela positiva! O meu bebé portou -se muito bem e apesar da trapalhada ainda com a colher, a experiência correu muito bem!
Posso dizer que ele gostou do sabor e da textura e que, passados 6 dias de papa, já engole quase na perfeição!
Boa Gonçalinho, a mamã está muito orgulhosa de ti!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vale do Grou

Um dia destes levei o Gonçalo a conhecer a terra da avó D.
As minhas espectativas para este momento eram altas, porque para mim o Vale do Grou é o meu pequeno paraíso privado!
O meu pequeno paraíso, o meu pequeno refugio, é um sítio onde guardo muitas memórias de infância, adolescência e mesmo como adulta, as recordações são muitas e ricas...
Como diz o outro, já fui muito feliz no Vale do Grou, foi lá que aprendi o que era a vida do campo, foi lá que compreendi o que eram as verdadeiras amizades, foi lá que vivi verdadeiras aventuras dignas de um episódio do Tom Sawyer ou do Shaka Zulu!
Para mim aquele cantinho será eterno, e com ele os meus avós e todos aqueles que infelizmente já partiram daquele lugarzinho que terá sempre um lugar muito especial no meu coração... Snif snif
Lá tenho grandes amigos de todas as idades, a M. o T, L. a T. G a P. C., a T, and so on... lá sou o mais genuíno que consigo ser, pois aquele lugar apela à verdade e a paz de espirito.
Acredito sinceramente que não só as pessoas fazem as pessoas; os lugares também fazem as pessoas e a minha mãe é a pessoa maravilhosa e inigualavél que é também porque foi criada ali!
Mãe obrigado por seres quem és e por teres nascido ali, e por fazeres da minha vida a melhor do mundo... contigo sou a pessoa mais rica do universo e o Gonçalinho também vai ser...
No regresso, o saldo foi muito positivo, mais para mim do que para ele que sem perceber muito bem porque foi mais uma vez o centro das atenções! :)
Foi especial a primeira viagem do Gonçalo ao Vale do Grou... para ele e para mim...




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vacinas!

ODEIO!
Posso dizer que o dia de vacinas, é a única coisas que actualmente me consegue tirar o sono! E olhem que não é fácil, porque ando completamente  a dormir em pé durante o dia inteiro!
Ver aqueles olhinhos a abrirem se uma vez, duas vezes..... corta o coração...
O grito, o choro de dor.... fico desolada, apesar de saber que é para o bem dele, não suporto ver o Gonçalo a sofrer... Aguenta coração de mãe...
Depois é cobri lo de mimo o dia inteiro!!




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

4 Meses!

Mais um mesinho para celebrar :)
Nem sei por onde começar... são tantas novidades e ao mesmo tempo parece-me que não houve grande evolução dos três para os quatro meses, talvez porque esteja com ele 24/7 e não note tanto.
Continua a dormir muito bem de noite e de manhã acorda sempre bem disposto e sempre a rir-se e a palrar. Já durante o dia é uma luta para que durma mais que meia hora seguida. Luta contra o sono mais do que nunca! Quando finalmente adormece tem ali dez minutos de sono muito leve, depois fica mais vinte minutinhos a dormir "bem" e acorda fresco e fofo e pronto para a paródia. O problema é que como dorme pouco a paciência para a paródia também dura pouco! :) Umas coisas compensam as outras
Ainda mama em exclusivo e de dia continua a pedir mama de três em três horas. Isto exige imenso de mim mas faço-o. É um "sacrifício" mas faço-o porque sei que é o melhor que posso fazer por ele nesta altura.
Os olhos dele continuam a não ter uma cor definida, embora eu arrisque no castanho, mas acho que ainda vou ter de esperar para ver... ou se calhar nunca vai ter uma cor 100% definida. Mas lá que são lindos, isso são!! (o blog é meu por isso posso ser mãe babada o quanto me apetecer!!!)
Está muito comprido e veste roupa para seis meses, não sei  a quem é que sai!!! Lol Quando o colocamos de barriga para baixo já se deixa ficar e demonstra interesse nos brinquedos que lhe pusermos à frente como isco.
Desde que esteja bem disposto e de barriga cheia ri-se imenso e continua a dar gritinhos e guinchinhos deliciosos quando está a gostar da paródia.
Está lindo - apesar de eu ser muito parcial - e a cada dia que passa fica com mais cabelo.
A coordenação mão/olhos está cada vez melhor o que faz com que consiga agarrar aquilo que quer com muito mais velocidade do que antes. Que o digam os meus cabelos e já agora eu que já apanhei dois ou três sustos valentes por casa da curiosidade da menino em relação a TUDO o que se encontra em cima da mesa à hora das refeições.
Adora livros e se lhe der um livro de cartão para as mãos, apesar de acabar todo babado, faz as delícias dele durante alguns minutos.
Baba-se imenso e trinca tudo o que consegue meter na boca - o que me parece ser o início da longa saga que nos espera com os dentes. Não quer dizer que venham já mas quer-me parecer que já começou o processo.
É teimoso e persistente e manhoso como todos os bebés devem ser! :)
Todos os dias o conheço melhor e ele a mim, e todos os dias me apaixono mais por ele.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

As minhas primeiras férias! - Parte II

Depois dos ares dos Algarves, fui apanhar o arzinho de Aveiro!
Os meus pais levaram-me à praia da Costa Nova onde eu me deliciei com uma bela mariscada, enquias fritas, ovos moles e a bela da "tripa", muito doce como a mamã gosta, e eu também!! Acho que vou ser muito guloso como ela!! :)
Fartei me de passear na casa da Avó V. e tive também muitos miminhos da Tia G., que esteve a pintar a minha cama de férias lá de Aveiro!
Foi muito bom, para o ano quando lá voltar se calhar já posso molhar os pézinhos naquela água do mar maravilhosa e bem fresquinha!!!
Ó para mim tão contente!






terça-feira, 2 de outubro de 2012

As minhas primeiras férias! - Parte I

Eu sei que ainda não me lembro de nada mas adorei as minhas primeiras férias com os pais!
Posso dizer mesmo que foram óptimas, principalmente porque tinha o papá e a mamã o dia inteiro só para mim!
E quando eles não estavam tinha sempre os miminhos e o colinho da avó D., do avô E. e do tio R., que aliás me anda a prometer levar a ver o Benfica! Só que eu ainda sou muito pequenino, e não me deixam entrar, senão eu queria ir !! :)
Fartei me de passear e de apanhar o solinho bom do algarve, e o leitinho da mamã tinha novos sabores como polvo, lingueirão, alfarroba, ameijoas, enguias, peixinho grelhado, lulas! Muito bom! Não vejo a hora de ter dentes para poder provar na primeira pessoa estas delicias do nosso algarve!
Aqui ficam algumas fotos das minhas primeiras férias no Algarve








quarta-feira, 26 de setembro de 2012

3 meses!

O Gonçalo já tem 3 meses! Rotineiro, bem disposto, chora sempre com motivo (mesmo que demore até entendermos qual o motivo...) e tão curioso como é suposto ser aos três meses.
 O Gonçalo é MARAVILHOSO,  e não me canso de repetir o quanto estou feliz por ter um menino, por ter este menino :) o amor aumenta desenfreado, a cada dia que passa e obviamente que já não consigo imaginar a nossa vida sem ele. Aos três meses o Gonçalo continua a mamar em exclusivo, mede 64 cm e pesa 6.400kg, e a cada dia que passa sinto-me mais confiante ao ver que o desenvolvimento dele está tal e qual como devia estar.

Durante o dia mama de três em três horas. À noite ainda tem um sono incerto (tem noites em que dorme 6 horas e outras que acorda de 3 em 3 para comer).

Durante o dia nesta fase o Gonçalo quer absorver o máximo que puder do mundo que o rodeia, e se até aqui se sentia satisfeito em fazê-lo na posição horizontal isso agora acabou. Tem uma força incrível no tronco e até nas pernas e não quer outra coisa que não seja estar sentado ou mesmo em pé! Ora esta nova faceta curiosa e exploradora obriga a um trabalho redobrado por parte das costas da mãe :)  E preferencialmente um colo em movimento que estar parado muito tempo no mesmo sítio é coisa que não lhe agrada !! 

As mãos começam a abrir-se e a deslocar-se com alguma coordenação quando vê objectos que lhe interessam, e já consegue, ainda que meio trapalhão lançar a mão aberta e fecha la na hora certa de forma a agarrar qualquer coisa. Depois o destino é obvio: boca!  

Deitado de costas roda para um lado e para o outro e fica completamente de lado, e adora estar de barriga para baixo, já segurando relativamente bem a cabeça. 

Não gosta de andar no ovo... atrevo-me a dizer que detesta estar lá enfiado, e sinceramente eu percebo, coitados dos miúdos ficam completamente atafulhados lá dentro! Nós fomos bem mais felizes, quando os nossos pais nos levavam livremente no banco de trás do carro.... Fico a pensar, e que me acusem os promotores da segurança infantil, se esta história dos ovos não tem a ver com interesses económicos....

Está na fase dos guinchinhos e dos sorrisos, e chega até a esboçar umas gargalhadas! Parece que quer falar, tão querido.... Queria congelar alguns momentos para que fossem eternos... snif snif
Continua parecidissimo com o pai, mas já com algumas nuances diferentes e os olhos continuam de cor incerta ali entre o castanho e o castanho esverdeado.

Já fez três meses e já nem o reconheço nas fotos do dia do nascimento. Parece que já foi há uma eternidade, um dos dias mais felizes da minha vida... às vezes fico mesmo nostálgica a relembrar aquela sensação de encantamento que surge quando vemos finalmente a cara que idealizamos durante meses. Hoje olho para ele e ainda me custa a crer que esta perfeição toda é minha...





sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mãe que não é babada... :)

Cada dia que passa o Gonçalo está mais lindo, mais desperto para o mundo, mais comunicativo e mais manhoso :)

As noites continuam a ser muito pacíficas, mas alguns  finais do dia nem tanto. Chega ali uma certa altura em que o cansaço já é tanto que dá lugar a um chorinho que só passa depois do banho e da mama. Dorme entre cinco a sete horas seguidas (houve uma noite destas que dormiu oito horas!) e continua a acordar para mamar e a dormir logo de seguida.
 
Normalmente acorda entre as oito e as nove da manhã, muito bem disposto a distribuir sorrisos e "ahhhhss" e "uuuuuhhhsss". Entretém-se com as mãos e com os pés (descobriu à pouco tempo que tem pés quando lhe calcei umas meias coloridas com umas baleias!! :) durante uns dez minutos e depois aborrece-se. Adora andar ao colinho, brincar no colinho, como eu digo, ele gosta é de ver o mundo de cima! :) enfim... ele é que sabe o que é bom!

Segura muito bem a cabeça, especialmente na posição de pé, encostado ao nosso peito ou virado para a frente. Fica muito atento a tudo o que se passa à volta e quer muita conversa e atenção. Quer é poder ver tudo!
 
Usa muito as mãos ainda que as use de forma algo atabalhoada. Leva-as à boca e chucha nelas. Leva-as à cara, às orelhas (que agarra e puxa!) e leva-as ao cabelo (que também puxa). tenta "bater" nos bonecos e alcança los, e normalmente tem os punhos cerrados, parece um mini  Rocky Balboa! :)

Continua a comer bem, mas já é muito mais rápido a dar conta do serviço. Não sei quanto pesa neste momento mas continua cheio de refegos. Até os dedos dos pés têm refeguinhos :)


Os olhos são uma incógnita, continuam muito escuros e sem cor definida, aceitam-se apostas!! Venha o que vier serão lindos com certeza.
   
Continuo super apaixonada por ele. Ter um menino é um consolo.... Adoro ainda mais a nossa proximidade. A forma como ele pára instantaneamente de chorar quando eu lhe pego ao colo. A forma como ele olha para mim antes de comer, os sorrisos que ele me dá pela manhã e a forma como ele pára o que estiver a fazer só por ouvir a minha voz.

Já passaram dois meses e meio e o amor cresce a cada dia, e realmente quando nós pensamos que não há espaço para mais, este amor é infinito...




sábado, 11 de agosto de 2012

Aos poucos

Aos poucos os dias passam e vamo-nos conhecendo melhor.
 Já sei quando é fome, quando é sono, quando é mimo, quando são dores.
 Às vezes é tudo ao mesmo tempo e dificulta mais um bocadinho mas no geral já estamos mais ambientados um ao outro.
Com ele não há dois dias iguais, não há rotinas, tanto come de hora a hora, como dorme 5 horas…

Gosta muito de conversa, de paródia e de passeio, e às vezes chego a pensar que está a perceber o que lhe estou a dizer! Está visto que é um miúdo com personalidade forte!
As noites continuam relativamente calmas. Toma banho, come e dorme. Ou então não! :) Isto até à meia noite. Depois acorda entre as 3 as 4 da manhã para comer, e eu em modo zombie, lá tento perceber onde estou e como me chamo, e lá pego nele, encosto-o a mim, acabando muitas vezes por adormecer, eu e ele!! Depois lá pelas 6 ou 7 horas ( nos dias melhores), mais um ritual do habitual.
Temos dias melhores e dias piores. Dias com mais birra, com mais cólicas, dias com mais sorrisos, com mais sonoridades divertidas, mas no geral estamos bem e felizes!











domingo, 5 de agosto de 2012

E Pluribus Unum

Para um dia quando souberes quem é o Rui Costa, te emocionares como eu a leres este texto...

Tristeza... alegria... emoção!
Foi um dos dias mais tristes da minha carreira e, ao mesmo tempo, um dos mais felizes. É estranho mas eu explico: foi um drama para mim saber que ia ao Estádio da Luz e não me ia equipar no balneário do Benfica. Naquele estádio, nunca me tinha equipado noutra cabina que não na do Benfica. Eu acho que nem reconheci a cabina visitante. Foi um drama pensar que ia entrar no estádio como adversário, que ia entrar no túnel pelo outro lado. Estive 13 anos naquela casa e quando jogava nas camadas jovens, mesmo quando não jogava no estádio, era apanha bolas nos jogos do Benfica. Estava sempre lá. Naquela noite eu não queria ser recebido em apoteose, mas também temia que os adeptos não tivessem compreendido as razões da minha saída. Quando cheguei ao aeroporto percebi que não havia motivo para receios, a recepção aí foi logo maravilhosa! A chegada ao estádio foi também uma grande festa. Se por um lado estava feliz e orgulhoso por ser tão saudado, por outro estava triste porque ia jogar com outra camisola que não a do Benfica.
Na Fiorentina tiveram comigo um comportamento fabuloso. O Batistuta praticamente exigiu que eu fosse o "capitão" naquele jogo. Os jogadores do Benfica estavam ali a ser apresentados para a nova época, mas o João Vieira Pinto, que era o "capitão", só me dizia: "Este jogo é para ti." Recordo-me que nas bancadas estavam duas faixas muito grandes dedicadas a mim. Uma dos No Name Boys e outra dos Diabos Vermelhos. Uma tinha uma enorme camisola vermelha com o número 10 e com a frase: "Por muitas mais que vistas esta será sempre a tua.". Ainda hoje me arrepio quando penso naquela frase. A outra estava escrita em italiano: "Rui Costa no coração (o coração estava desenhado)." Cada vez que tocava na bola era aplaudido. Até que chegou aquele momento.
Acredito que foi o destino. Era o primeiro jogo que eu estava a fazer na época e não deveria fazer o jogo todo. Estava programado fazer apenas 60 minutos. Nós estávamos a perder 1-0 e eu estava a sentir-me bem e por isso pedi ao meu treinador para jogar mais um pouco. Fui ficando, ficando... Estava a acabar o jogo quando apareceu aquele lance. Quando vi a bola entrar na baliza ia festejar porque o golo era da minha equipa, mas naquele preciso momento apercebi-me que estava pronto para festejar um auto-golo... quase. E saiu-me natural aquele descontentamento. Vieram-me as lágrimas aos olhos. É um dos momentos mais tristes da minha carreira, mas ter aquele estádio de pé a aplaudir-me foi uma coisa indescritível.
Lembro-me que o Vítor Pereira veio ter comigo e disse-me uma coisa que eu nunca mais vou esquecer: "Goza este momento porque é único." De facto, jogar num estádio como adversário e ser aplaudido depois de marcar um golo contra a equipa da casa... é uma imagem que eu tenho gravada, mas que nem gosto de rever na televisão.

Rui Costa
Ex-jogador do Benfica
n.d.r. Texto extraído do livro: A Luz não se apaga




 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Amamentação

Continuamos em regime de amamentação em exclusivo.
Já lá vão practicamente 8 semanas! As dores desapareceram e apesar de ainda existirem dias em que duvido da capacidade do meu leite, o duplo queixo  e os refegos lindos nas perninhas, que ele vai ostentando vai sendo suficiente para me deixar descansada (pelo menos até à próxima pesagem).
Existem raros dias em que ele pede mama de hora a hora e noto que quando o faz não é bem por querer mamar mas sim porque tem dorzinhas ou está desconfortável e quer mimo.
Ainda tenho dias em que desejo ardentemente comprar uma lata de leite. Mas só e apenas porque isso implicaria poder tirar umas horas valentes "de férias" sabendo que ele não ia passar fome. Mas nesses dias, faço-me de forte, engano o cansaço  e finto o sono, e penso que é tudo para o bem dele e que não tarda nada tenho o miúdo a comer pintarolas e m&m 's !!!!
Olhem para esta carinha mais linda.....